
Boa noite a todos. Novamente, cá estou com uma matéria, creio eu com certa polêmica. Gostaria de ver nos coments, a opinião de todos, sejam contrárias ou a favor do que penso. Maioridade penal. Em que idade vocês acham que o cidaão deve responder criminalmente pelos seus atos? Não é por anda não, já algum mini vidaloka que é muito maior que eu. Certa vez, atendi uma ocorrência com um menino de 15 anos, que media 1,82 m e pesava 90 kg. Bombado, lutador de jiu jitsu. Um típico cara, que numa briga briga entre nós, eu iria apanhar até no céu da boca! E se me aparecesse um “bandidinho” neste porte em minha casa, armado? Eu iria falar: “NÃO FIO, NÃO FAÇA ISSO, SIGA A EDUCAÇÃO QUE TUA MÃE DEU. ROUBAR É FEIO E É CRIME.” Cara, isso ele tá careca de saber e Deus que me ajude de um deste não aparecer em meu território. No mínimo com as pernas quebradas ficará. “AHHHH, TIO, EU SOU DE MENOR, NÃO PODE ME BATER!” Não posso é o caralho! Se tem idade pra invadir minha casa, tem idade pra aguentar as consequências. Então, tem idade pra responder perante a justiça. Na minha opinião, o cidadãozinho, com 14 anos, já tem idade pra entender o que é certo e o que é errado. Já faz o certo e faz o errado. Porque não tá certo, o cara, é menor, apronta um monte, faz mó escambáu e quando completa 18 anos, fica com a ficha limpa.
Pois bem, vamos ao que interessa…
Não tenho informações mais precisas, mas, o projeto de bandido cidadãozinho “dimenor” com a cara deformada por uma photoshopada, matou um idoso, por degolamento.
Vide abaixo nos thumbs, se não aguenta, passe ao largo!
UPDATE!!! UPDATE!!! UPDATE!!! UPDATE!!! UPDATE!!! UPDATE!!! UPDATE!!! UPDATE!!!
05/7/2011
Esse crime aconteuceu em minha cidade natal, Granja – Ceará, mais precisamente no distrito de “Ibuaçú”, e pelo que soube o crime ocorreu sem motivos algum, a vitima não fez absolutamente nada, o agressou fez tudo isso gratuitamente e sem a vitima esboçar qualquer tipo de reação.
Valeu Jorge, os créditos pela informação são teus.
Quero transcrever ipsis litteris, um texto, que representa bem meu pensamento. Ninguém é obrigado a ler, mas, fiquem a vontade. Ler faz bem e desenvolve melhor o cérebro.
Aquele abraço a todos e tenham uma boa semana.
Aqui vai o texto:
Segundo o sistema jurídico vigente, a maioridade penal se dá aos 18 anos de idade. Essa norma encontra-se inscrita em três Diplomas Legais: 1) artigo 27 do Código Penal; 2) artigo 104 caput do Estatuto da Criança e do Adolescente; 3) e artigo 228 da Constituição Federal.
O Legislador manteve-se fiel ao princípio de que a pessoa menor de 18 anos não possui desenvolvimento mental completo para compreender o caráter ilícito de seus atos, ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, erigindo, inclusive, o dogma constitucional (CF, art. 228). Adotou-se o sistema biológico, em que é considerada tão-somente a idade do agente, independentemente da sua capacidade psíquica.
Mas essa não foi uma constante. O Código Penal de 1969 (Decreto-lei nº 1.004/69), que não chegou a viger, embora já estivesse em período de vacatio legis [1], possibilitava a imposição de sanção penal a menor entre 16 e 18 anos, se este revelasse suficiente desenvolvimento psíquico, bastante para entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento. Aqui, o sistema adotado foi o biopsicológico, ou seja, o de submissão da pessoa entre 16 e 18 anos a avaliação psicológica para saber se, ao tempo do fato, possuía discernimento sobre a ilicitude de seus atos.
À época, houve insurgência quanto à possibilidade da redução da maioridade penal. Juristas e outros estudiosos combateram veementemente essa inovação não implementada. Justamente em face das críticas, o Código Penal de 1969 não entrou em vigor, e a reforma de 1984 (Lei nº 7.209/84) manteve a inimputabilidade penal ao menor de 18 anos.
Na exposição de motivos da nova parte geral do Código Penal, o então Ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel justificou a opção legislativa aduzindo que “De resto, com a legislação de menores recentemente editada, dispõe o Estado dos instrumentos necessários ao afastamento do jovem delinqüente, menor de 18 (dezoito) anos, do convívio social, sem sua necessária submissão ao tratamento do delinqüente adulto, expondo-o à contaminação carcerária”. [2]
Textos relacionados
- O princípio da insignificância e sua aplicação no crime de furto
- O conceito de desvalor da ação na estrutura do delito
- Flanelinhas pelo mundo: como outros países enfrentam este problema urbano
- A adoção da teoria da coculpabilidade limitada no contexto local hodierno, sob a forma de política afirmativa brasileira
- A função da pena e sua importância para o Direito brasileiro
O eminente Ministro se referia ao Código de Menores (Lei nº 6.697/79), que esteve em vigência por onze anos. Não obstante, a delinqüência junto a menores de dezoito anos, ao invés de diminuir, aumentou.
Adveio o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), substituindo o antigo Código de Menores. Pensava-se ser esta Lei capaz de coibir a prática de condutas criminosas por menores de 18 anos [3]. Tal, entretanto, igualmente não se verificou.
Em verdade, hoje se constata evolução crescente do número de adolescentes na prática de atitudes criminosas, os quais já não mais se limitam ao cometimento de pequenos delitos. A imprensa noticia com freqüência o envolvimento de menores em crimes hediondos, como homicídio qualificado, tráfico de entorpecentes, estupro, extorsão mediante seqüestro, latrocínio etc.
Surge, então, novamente, o debate sobre a questão da redução da maioridade penal.
É inolvidável, o jovem deste novo milênio não é aquele ingênuo de meados do Século XX. Nos últimos cinqüenta anos, assistiu-se a evolução jamais vista em outro período da humanidade. As transformações foram de ordem política, tecno-científica, social e econômica. Caiu o muro de Berlim, surgiu o fenômeno da globalização, arrefeceram-se as correntes ideológicas. No campo do conhecimento científico, houve a conquista do espaço, o domínio da engenharia genética, a expansão da informática, a popularização da internet, só para exemplificar.
Atualmente, o acesso à informação é quase compulsivo. Novas tecnologias fazem parte do dia-a-dia das pessoas, inclusive dos jovens (telefone celular, internet, correio eletrônico, rádio, tv aberta e fechada, etc). São tantos os canais de comunicação, que se torna impossível manter-se ilhado, alheio aos acontecimentos. Não há espaço para a ingenuidade, e com maior razão no que concerne aos adolescentes. Aliás, estes estão mais afetos a essas inovações. Em algumas situações, há inversão da ordem natural. É comum, por exemplo, filhos orientarem os pais sobre informática.
Nesse contexto, o menor entre 16 e 18 anos precisa ser encarado como pessoa capaz de entender as conseqüências de seus atos, vale dizer, deve se submeter às sanções de ordem penal. Como exposto, o jovem nessa faixa etária possui plena capacidade de discernimento. Sabe e consegue determinar-se de acordo com esse entendimento.
Veja, quando se fala em maturidade para efeitos penais, não se busca inteligência destacada, capacidade de tomar decisões complexas, mas tão-somente a formação mínima de valores humanos que uma pessoa deve ser dotada, podendo discernir entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre o que constitui crime e a atipicidade (livre-arbítrio). É a imputabilidade, que se faz presente quando o sujeito compreende a ilicitude de sua conduta e age de acordo com esse entendimento. [4]
Para esse grau de compreensão, bastam inteligência e amadurecimento medianos, tranqüilamente verificáveis nos adolescentes entre 16 e 18 anos. Ora, será que o menor de dezoito e maior de dezesseis anos não sabe o que é matar alguém, subtrair coisa alheia móvel, seqüestrar pessoa com o fim de obter qualquer vantagem, como condição ou preço do resgate? Será que não é capaz de determinar-se de acordo com esse entendimento? A realidade hodierna diz que sim.
Indiscutível, pois, o desenvolvimento psíquico-intelectual do adolescente nessa faixa etária. Bem por isso, tem sido comum o ingresso de menores de 18 anos em universidades, nos mais variados cursos. E mais, jovens que sequer concluíram o segundo grau têm conseguido se matricular em cursos de nível superior, graças a liminares. Como, então, considerar essas pessoas inimputáveis?
O próprio legislador-constituinte reconhece aos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos lucidez e discernimento na tomada de decisões ao lhes conferir capacidade eleitoral ativa, conforme expressa previsão constante no artigo 14, § 1º, inciso II, alínea c, da Magna Carta. Segundo a Constituição da República, homens e mulheres entre 16 e 18 anos estão aptos a votar em candidatos para qualquer cargo público eletivo (vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador e Presidente da República). Cuida-se, evidentemente, de responsabilidade só atribuída a quem possua elevado grau de maturidade. Esta é a conclusão lógica diante das implicações do voto no processo político e no destino da nação. A propósito, o Professor e jusfilósofo MIGUEL REALE, comentando a necessidade de reduzir a maioridade penal, já em 1990 escreveu [5]:
No Brasil, especialmente, há um outro motivo determinante, que é a extensão do direito ao voto, embora facultativo aos menores entre dezesseis e dezoito anos, como decidiu a Assembléia Nacional Constituinte para gáudio de ilustre senador que sempre cultiva o seu ‘progressismo’… Aliás, não se compreende que possa exercer o direito de voto quem, nos termos da lei vigente, não seria imputável pela prática de delito eleitoral.
Dessa forma, se de um lado a Constituição Federal considera o menor de dezoito e maior de dezesseis anos inimputável (artigo 228), por outro, o permite exercer o direito ao voto (artigo 14, § 1º, inciso II, alínea c). Distingue o Texto Supremo a maioridade penal, da maioridade eleitoral [6].
Embora ambos os dispositivos emanem do mesmo Poder Constituinte, verifica-se certa antinomia principiológica entre essas normas. Como um jovem pode ter discernimento para votar, v.g., no Presidente da República, mas não o tem em relação à pratica de crimes, ainda que hediondos? Vale dizer, o menor conhece toda importância da escolha dos integrantes dos Poderes Legislativo e Executivo, mas não tem consciência das condutas delituosas, por isso é inimputável. O que é mais complexo? Evidente, o processo eleitoral.
Impõe-se sim uma revisão do preceito constitucional atinente à maioridade penal. O debate é atual, pois a violência e o envolvimento de menores de dezoito anos tem aumentado. Há respeitáveis vozes defendendo a diminuição da maioridade penal, entretanto grande parte dessa corrente a condiciona à comprovação do desenvolvimento intelectual e emocional do adolescente entre 16 e 18 anos [7]. Adoção do sistema biopsicológico (ou biopsicológico normativo ou misto), onde as pessoas nessa faixa etária necessariamente serão submetidas a avaliação psiquiátrica e psicológica para aferir o seu grau de amadurecimento.
O grande inconveniente dessa opção está na necessidade de perícia psicológica e psiquiátrica em todo menor entre 16 e 18 anos que venha a cometer infração penal.
Como é cediço, inexiste em nosso País estrutura organizacional para a realização desses exames. Em cada crime ou contravenção praticada por adolescente nessa faixa etária, ter-se-ia de providenciar perícia médico-psicológica para apurar a imputabilidade ou inimputabilidade, mesmo em se cuidando de delito de bagatela. Ora, isso atrasaria sobremaneira a instrução do processo, congestionaria a rede pública de saúde e obstaria por completo a entrega da prestação jurisdicional. De salientar que em grande parte das comarcas do interior do Brasil não há profissionais habilitados para tal. Haveria, então, necessidade de transportar os menores para centro maior, aumentando os riscos de resgate, fuga, além de considerável ônus para o Estado.
Quando se tentou implantar sistema semelhante em 1969, por ocasião da edição do Decreto-lei nº 1.004/69 [8], o grande argumento contrário foi exatamente a dificuldade para se aferir a capacidade de culpa na faixa dos 16 a 18 anos, mediante perícia sofisticada e de difícil praticabilidade.
Pensamos que o mais justo e socialmente adequado para os dias atuais é a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, sem necessidade de avaliação do grau de desenvolvimento psíquico-emocional do menor. Adoção do critério puramente biológico, porém a partir do décimo sexto aniversário do adolescente. Uma vez completados 16 anos de idade, a pessoa sujeitar-se-ia às regras do Código Penal e leis esparsas pertinentes. Não haveria qualquer subjetivismo. A fim de corroborar esse ponto de vista, novamente trago à colação a abalizada lição do mestre MIGUEL REALE [9], verbis:
Tendo o agente ciência de sua impunidade, está dando justo motivo à imperiosa mudança na idade limite da imputabilidade penal, que deve efetivamente começar aos dezesseis anos, inclusive, devido à precocidade da consciência delitual resultante dos acelerados processos de comunicação que caracterizam nosso tempo.
É incompreensível a resistência quanto ao rebaixamento da maioridade penal. O discurso pela manutenção da regra atual pode ser politicamente defensável e até romântico, porém completamente divorciado da realidade, se considerarmos o nível de amadurecimento do jovem entre 16 e 18 anos de idade e, ainda, espantosa violência com que costumam agir. Há diversos países onde a maioridade penal inicia-se aos 16 anos (p. ex: Argentina, Espanha, Bélgica e Israel); em outros, aos 15 anos (Índia, Egito, Síria, Honduras, Guatemala, Paraguai, Líbano); na Alemanha e Haiti, aos 14 anos. E por incrível que pareça, na Inglaterra a pessoa é considerada imputável a partir dos 10 anos.
Não podemos assistir de braços cruzados a escalada de violência, onde menores de 18 anos praticam os mais hediondos crimes e já integram organizações delituosas, sendo inteiramente capazes de entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento. O Estatuto da Criança e do Adolescente, por benevolente que é, não tem intimidado os menores. Como forma de ajustamento à realidade social e de criar meios para enfrentar a criminalidade com eficácia, impõe-se seja considerado imputável qualquer homem ou mulher a partir dos dezesseis anos de idade.









































04/07/11
Em minha opinião cada cidadão deve responder por seus atos independente da idade,esse negócio de ficar alguns mêses engaiolado e já sair como um cidadão nornal não tá com nada!
06/12/11
o pessoal que defende essa de maior só depois dos 18 deveria ter a familia morta por um cidadão menor de idade ae depois disso eu queria ver defender o FDP.
04/07/11
pois é. acho que essa ‘moda’ de maioridade ou nao deveria acabar. nao existe maioridade pro crime.
aqui onde eu moro tem bandido que se ‘vangloria’ de tal situaçao, insultando a vítima e depois informando que com ele nada acontecerá, pois é de menor.
enfim, acho que essa palhaçada deveria ter um fim. como tu mesmo disse, se tem idade pra cometer um crime, tem idade pra aguentar as consequencias.
04/07/11
Minha opinião sobre isso é uma só: Se tem capacidade pra matar, roubar, bater, enfim fazer qualquer coisa ilegal, tem que ir preso sim, seja la qual for sua idade. Esses papinhos psicológicos aí, infelizmente só servem pra bandido se dar bem. Pq pra bandidagem não tem idade, então pq nós, cidadões de bem, somos obrigados a viver com pessoas que cometem crimes horrendos, como este citado em cima, só pq o infame que cometeu é menor de idade?! Nós é que precisamos de ajuda psicológica pq sair de casa todos os dias, sabendo que podemos sofrer qualquer abuso, ou até mesmo perder a vida, pra esse tipo de pessoas só pq são de menores de idade é um verdadeiro absurdo.
04/07/11
Pois é irmão, eu trabalho com a lei e digo pra vc, que é FODA , mesmo! Se um demônio deste com 15 16 ou 17 tem discernimento para foder a vida dos outros, deverá ele pagar por este prejuízo. Tenho filhos (12 e 16 anos) mesmo sendo eles bem educados , com pais que os amam e respeitam, se praticarem algum ato ilegal devem sofrer as consequências. Já vi muita barbarie cometida por estes “dimenó”. Deixo uma pergunta no ar: Quem comete um crime com 17 anos, 29 dias e há algumas horas do dia do aniversário, deve ser considerado incapaz de compreender tal ato? Sera que no dia seguinte ao completar 18 anos, uma magia do céu, tipo um raio cai sobre ele e aí fica “sabido”? Abraço a todos e lamento pelo idoso do post!
06/07/11
Cara, infelizmente, se o cara tem 29 dias e faltam alguns minutos para “maiorizar”, ele responderá como se de menor fosse. Infelizmente, este é nosso Brasil il… que tem uma corja que ditam as nossas lei.
04/07/11
Concordo plenamente com você Fabiano!!
Eu, com 14 anos, já sabia muito bem o que é cometer um crime. E vamos combinar que hoje em dia, tem “crianças” fazendo coisas muito piores que adultos!
Sou totalmente a favor da redução da maioridade. Se pode roubar e matar, tmbm tem idade pra responder por seus atos!
Ótima matéria!
Adoro o IeB!!
Bjo
04/07/11
Concordo , se tem idade para fazer o que fazem , tem de responder perante a justiça . Esse negócio de “dimenor” é apenas uma maneira de tentar diminuir a lotaçao das cadeias e criar “futuros criminosos”.
E brasilzão , melhor que aqui só em …………esquece.
04/07/11
na minha opnião, um menor de idade que comete um crime desse tamanho tem que pagar pelos seus atos, e se no caso por ser menor, não pode levar com as consequencias, acho isso incorreto. uma pessoa tem o direito de se defender independente se é um menor de idade ou não.
agora o que vale a nossa opnião se não vai mudar nada? aos 18 anos esse garoto vai passar como se nem tivesse feito nada e nem vai pagar pelos crime, ou seja, injustiça. tirar uma vida e depois deixar passar é muito baixo.
depois, uma pessoa menor de 18 anos não possui desenvolvimento mental completo para compreender o caráter ilicito? mas tem consciencia do que ta fazendo, consegue pensar, refletir, juntar as peças do quebra-cabeça. não é nenhuma desculpa. no mundo de hoje até criança entende o que esta se passando la fora, e logo, tem consciencia de tudo que faz ou o que tem que fazer.
entre 16 e 18 anos já é possivel uma imposição penal mas ainda assim não o que é justo.
enquanto nao houver castigo para menores de 18 anos, o numero de jovens na pratica de atitudes criminosas vai continuar aumentando, afinal mesmo com consciencia do que estão fazendo, também têm cosciencia de que nao vai ter um castigo justo, e se ele tiver mesmo decidido a cometer o crime, vai fazê-lo sem pensar duas vezes.
04/07/11
acho q, nao importa idade, fez merda, tem q apanha e ainda ir preso, pq no futuro, esse muleke de 11, 12 anos, vai cresce e piora a situaçao. Entao, eu acho q os muleke e ja rouba devia ir preso.
04/07/11
Na minha opinião isso deve ser analisado de acordo com cada caso, porque as pessoas não são todas iguais e se desenvolvem de maneiras diferentes… Mas isso ficaria muito difícil de se fazer, e trabalhoso. Também concordo com sua frase: “Se tem idade pra invadir minha casa, tem idade pra aguentar as consequências. Então, tem idade pra responder perante a justiça.” mas também tem o abuso de menores que são inseridos no mundo do crime… Pra mim isso é muito complicado!
04/07/11
Excelente texto que redigiste. Sou a favor de uma autodefesa. Criança de 12 anos invadiu tua casa? Mete a porrada, pois estás no teu direito, na minha opinião, lógico.
Mas é engraçado ver a figura representante do direito, Semíramis, cega, quando na verdade ela deve estar espiando para quer quem tem mais dinheiro ou não. Justiça só é cega para quem é cego e surdo.
Parabéns pelo post :3
04/07/11
Não é pra diminuir a maioridade e sim abolir a necessidade
04/07/11
Fala velho! Você manda muito bem nos posts! Tocar em temas polêmicos e posicionar é importante para abertura de discussões, e boas discussões só tendem a acrescentar aos que visitam o IEB.
Em relação ao tema, a cabeça do legislador da década de 60, especialmente por ser a época do regime militar, era mais intolerante e muitas vezes injusta. Em relação ao caso em específico, eu até gostaria de concordar com isso, se não estivéssemos num país tão atrasado em termos de família e educação.
É óbvio que um cara de 16 anos sabe o que tá fazendo. Concordo contigo. Mas talvez um garoto de 14 anos esteja tão apto pra passar num exame psicológico com a finalidade de atestar sua capacidade de decidir sobre as coisas, quanto um de 18 anos e ainda mais nos dias de hoje, em que a informação busca a pessoa e não mais o contrário.
Mas por outro lado, o Estado não dá a mínima condição pra esse rapaz se desenvolver como um ser humano de bem e talvez seja mais medíocre ainda quando aplica uma reinserção social sem a menor estrutura. Quer dizer, não criou direito e agora quer devolver o animal pra sociedade?
Num primeiro momento, eu até acho injusto ter que sair na rua pensando que existem milhares de menores que podem me roubar ou até mesmo me matar por causa de um toca-fitas velho (te lembra algum rap conhecido?).
Mas, pensando melhor, diminuir a capacidade de imputabilidade é algo perigoso e, sem sombra de dúvidas, acaba criando uma insegurança jurídica tremenda, pois hoje o Estado pode estar punindo um jovem de 16 anos, e amanhã um de 14, com os mesmos rigores aplicáveis a um estuprador de 30 anos de idade.
Em suma, a minha opinião é que o limite de idade deve prevalecer como está, sob pena de criarmos uma insegurança jurídica a ponto de um dia chegar a punir até mesmo crianças. O problema maior é a educação precária que temos, fator que afeta o seio da sociedade que é a família
(-Não, eu não sou evangélico e não me baseio em doutrinas cegas ou românticas). Um cidadão sem família, sem noções mínimas de convívio social, jamais vai ser um ser humano de bem, embora existam exceções à regra.
Acho que a gente tem que pensar bem antes de votar, especialmente pra senadores e deputados. Eu gostaria muito de arrancar do congresso nacional aquele bando de coronéis, aquele outro bando de trutinhas de grandes corporações tiranas, etc, etc. Gostaria muito também que fosse proibido às crianças assistir televisão e acessar internet. A garotada de hoje fica alienada em coisas fúteis, mas com muito mais afinco do que as gerações passadas. Isso não pode, o ser humano tem que aprender desde cedo a ter opinião e não crescer refém das idéias de terceiros, e isso vale pra exploração da fé.
Bom, é isso.
Abraço!
05/07/11
Felipe, gostei muito do seu comentário, porém, gostaria de perguntar uma coisa:
Qual a diferença entre um cara de 14,15,16 anos que mata e um estuprador de 30?? Sinceramente não vejo nenhuma, pois se o adolescente não for punido agora, poderá se tonar esse estuprador de 30 anos.
Fica aí pra pensar…
Abraços.
04/07/11
Li só até a parte das imagens. Mesmo assim, tenho 15 anos e sei MUITO bem o que é certo e o que é errado, acho que à partir dos 14 o chinaláge, já tem cabeça o suficiente pra responder por seus próprios atos, se teve a coragem de roubar, matar, estuprar… Por que não responder? Depois dão um trato nele na cadeira oras…
E volto a dizer, isso devia ser esfregado na fuça da sociedade, pra mostrar quanto zelam pelo futuro da nação.
04/07/11
Concordo com você, porém ao meu ver, o vivente que teve a capacidade de matar, furtar, espancar os quais quer que for o crime, tem sim a capacidade de pensar o que é certo e/ou errado, nessas condições, por menor que seja o delito do vivente deve sim ser julgado perante tribunal e ir para a cadeia, ou quem sabe morrer mesmo, é menos um para atormentar a nossa vida.
PS: Sou plenamente a favor da pena de morte e totalmente contra a lei do desarmamento. Eu sempre digo que no momento em que um individuo estranho entrar no meu terreno com más intenções, eu chamo na bala e to nem ai, o mesmo se aplica a meu carro e moto, tentou roubar e eu estou no veiculo ou perto, chamo na bala.
04/07/11
Cara, eu concordo com você. Eu vou fazer 18 anos agora (amanhã, 05 de julho) e tenho consciencia do que é certo ou errado a muito tempo, creio q desde os meus 14 anos.
Mas o problema não é apenas da Lei que protege todos os menores de 18 anos, e sim dos próprios adolescentes. Eu ouvia alguns amigos meus da escola, desde a 7º série, falar que tinha que aproveitar a idade pra fazer tudo que quer, porque não vai preso e que o máximo que poderia acontecer seria prestar serviço comunitário. Tinha um amigo em especial, que vivia aparecendo com coisa nova na escola (sendo que não tinha nem dinheiro pra comprar comida pra casa) ai perguntavamos de onde ele tava tirando aquilo e ele falava tranquilo que roubou alguma coisa do mercado e vendia pra qualquer um da rua.
E é dessa maneira que começa, no começo ele roubava bolacha, aqueles bolo Pulman e tudo mais, até que ele foi inventa de rouba uma loja da Kodak aqui do bairro. Na primeira conseguiu fugir, na segunda foi pego, apanho do dono da loja e teve que fazer serviço comunitário. Depois disso ele fico com uma raiva do dono da loja que pensei que ele ia matar o cara, ai eu me distanciei dele, amizade dessas eu não preciso, vai que um dia ele me envolve e eu que me fodo.
mas resumindo, quem tá perdido não é somente as Leis mas sim muito dos adolescentes de hoje, são poucos as excessões.
acho que falei de mais.
Ps. Qual o certo exceção ou excessão? não lembro mais =S
04/07/11
Olha, sou a favor sim da redução da punição penal a menores, hoje em dia onde a informação pode ser conseguia por apenas 1 real em uma lan house, isso faz com que o jovem de hoje e o de amanhã saiba de direitos que na minha idade de moleque eu nem imaginava ter, e acho errado desconsiderar essa realidade, hoje em dia crianças de 10 anos, agem como fogueteiros de morro, usam drogas e roubam para sustentar o vicio, o que garante que nossas casas não sejam invadidas por crianças enquanto estamos fora trabalhando e ter nossos objetos pessoais roubados para sustentar menores infratores, sim sou a favor do sistema da Inglaterra, deixar a maioridade Penal aos 10 anos de idade, pois mesmo que a criança de 9 anos tente algo, sinceramente, seria ridiculo resistir a esse tipo de pessoa, desarmar e levar aos pais ou até em um orgão de proteção a criança.
Em suma:
Sou a favor disso, agrediria e me defenderia, e apoio totalmente a redução da Maioridade Penal, até o maximo 12 anos.
04/07/11
d-menor tem que morre mesmo eles fazer a merda e no outro dia ta na rua
04/07/11
isso e ridiculo
menor ou nao, tem que entrar no cacete !
la fora, tem casos de menores com prisao perpetua !!!
aposto que os pais ensinam os filhos oque pode e nao pode !!
04/07/11
Eu sou a favor sim da diminuição da maioridade penal, afinal desde que nos conhecemos por gente somos criados sabendo que tudo que se faz,aqui se paga e nao muito menos por isso, e sim porque SOMOS RESPONSAVEIS POR NOSSOS ATOS, ou seja dizer como no inicio do texto descreve “a pessoa menor de 18 anos não possui desenvolvimento mental completo para compreender o caráter ilícito de seus atos, ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.” faz com que todos nós principalmente um de maior idade um debil mental, afinal como não são desenvolvidos mentalmente, só porque tem 17 anos e 263 dias e ainda não completou 18?
Creio eu, que o brasileiro assim como tal o legislador, tenta se envolver o menos possivel de forma de que – não me afetando,então ta tudo bem- só que muitos estão esquecendo que se tornar desleixado faz você perder o direito de se queixar de que o país não vai pra frente, que estamos cercados de violencia. Afinal, um dos primeiros a não mecher os ‘pauzinhos’ para melhorar alguma coisa, começam lá no poder…
Enfim, idade n]ao significa responsabilidades, afinal um de 20 consegue muitas vezes ter menos desenvolvimento mental,do que uma de 16 que sabe de tudo e questiona tudo e quer algo melhor, do que ficar fechando os olhos para um dos nossos maiores problemas: crianças virando ladrões e em cima de nossas responsabilidades por muitos acharem que estes não sabem o que estão fazendo / achamos graças a ironia :D
Bj, ótimo post,assim como os anteriores.
04/07/11
13 aninhos eu acho que ja ta bom pro cidadão arcar com as consequências de suas atitudes! hehe
Forte abraço!
04/07/11
“É inolvidável, o jovem deste novo milênio não é aquele ingênuo de meados do Século XX.”
Esse bando de filho ta puta ja tem mentalidade suficiente pra saber que tão fazendo merda, mas aproveitam da menor idade, sabendo que não vai dar em nada, pra matar, roubar etc… no dia que esses mini vida-loka materem uns 3 deputados renomados talvez mudem essa lei.
04/07/11
é acho ki apartir dos 13 ou 14 anos sei la ja deveria sim ser preso realmente ja tem noção do certo e do errado + fazer o que neh aushuahsahs brasil é foda aushaush uma robalheira danada,um descaso da bixiga e o brasileiro nada faz pra melhorar aiai …
ei akele poste do menino ki é atropelado e os pais ficam desesperadamente sem saber o ki fazer é tenso hen
04/07/11
aiai brasil ^^
04/07/11
Bom eu tenho 16 anos, e acho que em geral todos esses ”bandidinhos” fazem o errado mesmo sabendo que é errado, esses lixos da sociedade devem pagar pelo que fazem igual aos demais.Afinal se voce tem cabeça para roubar matar sequestrar e fazer outras coisas do tipo voce tambem
deve receber a punição nessessaria, eu acredito que apartir do dia que vc faz 10 anos vc já tem uma noção minima doque é certo e errado a lei de maioridade deveria ser usada apartir dos 16 anos e uma separada de punição apartir dos 10 mas se o Brasil tem esses lixos como lideres
ele numca vai mudar não importa oque façamos.
Belo post ;D
04/07/11
A maior idade penal devia ser a partir dos 14 anos isso sim, esse merdinhas pensam que podem fazer o que bem entender por causa disso, e os outros bandidos ainda usam eles pra cometer crimes por que sabem que depois vai ficar tudo bem. Por que afinal “eles são de menor” ¬¬’ Ah Justiça, VTF!
04/07/11
ja ta mais do que na hora de rever a maioridade penal no brasil
neguinho com 16 anos ja foi preso mais de 20 vezes pelos mais diversos crimes inclusive assassinato. daqui 2 anos ele vai ter a ficha limpa e VAI ARRUMAR UM EMPREGO E GANHAR A VIDA HONESTAMENTE????? vai sim, o papai noel vem dia 25 tambem
nao consigo pensar em uma idade ideal para a maioridade, tem criança de rua com 9 anos ja tem muito mais malandragem do que eu que tenho 30. já sabe BEM o que ta fazendo….
04/07/11
ancho que ta mais do que na hora de rever essa maioridade penal
ta tudo errado…. neguinho com 16 anos ja teve preso mais de 20 vezes pelos mais diversos crimes, e daqui 2 anos vai estar com a ficha limpa…. AÍ ELE VAI PROCURAR UM EMPREGO E VAI PASSAR A GANHAR A VIDA HONESTAMENTE?????????? vai sim, e o papai noel vai chegar dia 25 tambem
não consigo pensar em uma idade ideal para a maioridade, crianças de rua com 9 anos já viveram muito mais do que eue tenho 30
04/07/11
Só li o inicio do texto mas essa é minha opinião:Por mim pode alterar a maioridade penal para 14 anos. é lógico que em “individuo” qualquer hoje com catorze anos sabe o que ta fazendo.
Também apoio a pena de forma sem olhar em qual pais vai ser aplicado, a apoio a lei pela pura lei: o VIDALOKA estupro, “estupra ela também e depois mata. assassinou com um headshot, fala o mesmo, torturou a vitima, faça o mesmo. Isto é, dependendo ainda do crime e contra quem este foi feito o FILHADAPUTA tem que sofrer uma tortura muito intensa. 100% LEI DE TALIÃO( acho que é assim que se escreve rsrs).
Massssssss é claro que dependendo do pais e, principalmente no Brasil esta lei nunca funcionaria: o carinha que rouba-se uma galinha pra sustentar sua família em um momento de desespero seria executado rapidinho, enquanto os políticos todos bonitinhos corruptos continuariam com seus crimes sem dar nada pra elas. Ia ser pior do que esta hoje.
Mas a lei em si é boa, pelos menos pra mim..
Agora…… mudando do assunto em questão, o que esta falta nesse pais é que nós sejamos mais patriotas, defendendo verdadeiramente o BRASIL e sair pra protestar pacificamente ou não quando aqueles FDPs do poder em geral fizerem alguma sacanagem com nosso suado dinheiro ou nossa honra.
Vejam quando exemplos temos que nos o povo tem poder: Síria, Egito etc onde depois de varias décadas de governos corruptos e autoritários o povo unido derrubaram !!!! É isto que falta nesse pais.
04/07/11
concordo plenamente, se o cara já intende oque é certo e oque é errado, sabe que tá fazendo coisa errada, e até mata uma pessoa, já tem a idade suficiente pra ser punido pela lei.
04/07/11
Mew, acho super errado ser considerado maior de idade perante a justiça com 18 anos. Hoje em dia você vê meninos de 10 anos de idade traficando, de 13, matando, e ainda falam que não se pode fazer nada porque ele é ‘dimenor’. Injustiça isso! Esses pequenos “homens” sabem muito bem o que fazem, então tem sim que arcar com as consequências!
se bem que a justiça nesse país é cheia de “vãos” e fácil burlá-la.
Mas, enfim, TEM QUE POR NA CADEIA ESSES MARGINAIZINHOS e não levar pra Casa do Menos Infratos e outra entidades desse tipo.
04/07/11
Concordo contigo MadDog, sujeito de menor mata um senhor de idade e quem responde ? Os pais. Não adianta pensar que TODO DE MENOR é igual. Quantos menores de idade tão por ai só pensando em droga e roubando gente pra mantar o vicio ? E quando não é uma de matar algum parente, porque o mesmo negou dinheiro pra compra a droga.
Pra mim, do mesmo jeito que meus pais me ensinaram que não se deve fazer mal a ninguém, ninguém pode fazer o mal aos outros. Mesmo se esse for de menor, usar droga, beber, etc. Fez igual ao ‘dimenor’ do post, tem que manter o moleque preso em algum lugar, nem que seja na casa do cachorro.
04/07/11
dependendo da gravidade do crime,não importaria a idade,teria que ser julgado como adulto,e com isso tbm acabaria com maiores de idade que comentem crimes,se escondendo atras dos menores,ou influenciam os mesmos a praticarem crimes eu seus lugares,sabendo da impunidade infelizmente certa…
…e essa lei criada em “mil novessentos adão e eva”,naquela epoca tudo bem esse tipo de crime era bem pouco comum,mas tudo muda,tudo evolui,pq será que as leis tbm não se adequam a realidade de hj???
04/07/11
Quanto mais reclamamos sobre as leis que estão fora de qualquer critério atual e real do nosso Brasil, os políticos, presidentes e afins realizam “defecações” em nossa constituição e leis.
Como podemos pensar em qualquer mudança sendo que elegemos pessoas sem o menor grau de instrução e censo de realidade?
04/07/11
Nos EUA a tolerância é zero, lá ele ia se fuder, pq por la nao tem essa historia de menor como nessa merda de país tem, O Brasil faz de tudo pra defender esse lixo ai de cima.
04/07/11
Eu, se estivesse no poder, mudaria 3 coisas nesse sentido.
Maioridade penal: 14 anos.
Crime hediondo réu primario: pena perpétua.
Não sendo réu primário: pena de morte.
É só minha opinião.
05/07/11
concordo plenamente.
05/07/11
olha cara, eu li a primeira parte do post e to 100% de acordo com vc 14 anos ja responde por si… fui sequestrado a 7 anos atras e na epoca 2 dos caras eram menores… hj sao 2 marmanjo q ficam entrando e saindo da cadeia pq essi pais eh uma MERD@ em relaçao a cadeia tals…exemplo: eu acho super errado um cara q rouba um pao ou um leite no super-mercado pq o filho ta passando fome ter a mesma sentença de um filho duma desgraçada ordinaria que sequestra e mata uma criança por exemplo… a grande verdade eh q essi pais eh uma merda..aposto q c akele cara d realengo no rj n tivece morrido ia passa 5~10 anos na cadeia e ia sair sussa!… admiro o sistema penitenciario dos EUA… fez merda? mato? vai passa a vida na jaula…. fez mta merda? cadeira eletrica chapa!… eh isso ai! abraço
05/07/11
Creio que se a pessoa teve a noção de que pegar uma faca e enfiar em alguem iria causar algum mal, então ele pode muito bem pagar por seus atos, tenha a idade que for.
So que pra termos legais, eu seria a favor de reduzir pra 14 anos ou ate 12.
05/07/11
Cometeu crime hediondo tem que pagar perante a lei, seja qual idade for, mesmo que tenha 9 anos.
Isso mudaria muito as coisas no Brasil, quantos cometem crimes e se escondem atrás de menores.
05/07/11
Pelo que percebi maioria é a favor da diminuição, mas tem que ABOLIR a maioridade.
05/07/11
Falarei como estudante do último ano de Direito (Mackenzieeeee!!!!!!) e também como cidadã.
Eu realmente acho patético que um menor que tenha derramado tanto sangue de um idoso, ou até mesmo de um casal de adolescentes, com Champinha fez com Liana e Felipe, seja condando a “medidas socioeducativas” durante três anos.
Por outro lado, não acho certo jogá-los na prisão.
Isso porque, como bem se sabe, a prisão é o PhD do crime. São verdadeiros campos de concentração da bandidagem, onde homicidas truculentos se misturam a ladrões de galinha.
Acredito em uma solução que reformule totalmente nosso sistema presidiário, menos cheios e que pratiquem a produção de subsistência tendo seus condenados separados pelas condenações. Assim, em um determinado pavimento estariam os condenados por crime contra o patrimônio, em outro os condenados por crimes contra a vida, em mais outro os condenados por crime contra o sistema financeiro, de modo que o contato entre cada espécie de condenado fosse impossível.
Este seria o primeiro passo.
O segundo passo seria a responsabilização dos pais.
Quando o Estado apreende o menor para medidas socioeducativas, não está fazendo menos do que desempenhar o papel de pai e mãe. Quem deve educar os filhos são os pais. Quem deve lhes passar valores são os pais. Assim, nada mais proporcional que responsabilizar os pais pela má instrução do filho, condenando-os criminalmente ou algo do tipo, a menos que fique comprovado que o criminoso se tratasse de um deficiente mental ou psicopata.
Hoje em dia o que mais se vê é um bando de periguete parindo filho de traficante, de vagabundo, de qualquer um que tenha um pênis. Depois o larga no mundo. Me parece muito com a história dos meninos-lobo. O ser humano, quando largado à selvageria, um selvagem se torna. É o que vem acontecendo. Os humanos estão se tornando selvagens por serem filhos de imbecis que os colocam no mundo e depois querem viver feito adolescentes. Isto para não dizer daqueles que já são pais quando ainda adolescentes.
Se você põe um filho no mundo, deve cuidar dele. Senão, largado em um meio selvagem como é o mundo humano, ele se torna um ser sem vaklores, sem princípios, sem escrúpulos, sem nenhum freio moral, seja com 15 anos, seja com 25.
Esta é a minha opinião.
Esta é a minha crença.
Já chega de tanta gente fazendo filho fácil e deixando que virem orangotangos. Pais despreparados são a verdadeira razão por trás disso, por qual motivo seja seu despreparo. Ainda que seja financeiro, o governo deve empregar métodos anticoncepcionais e disponibiliza-los. Deve fornecer informação. E nós deveríamos repudiar aqueles que tratam seus filhos como objetos, a exemplo de periguetes famosas que engravidam para pedir pensão e depois atraem toda a atenção da mídia.
Isso tudo não está certo.
05/07/11
Esse crime aconteuceu em minha cidade natal, Granja – Cará, mais precisamente no distrito de “Ibuaçú”, e pelo que soube o crime ocorreu sem motivos algum, a vitima não fez absolutamente nada, o agressou fez tudo isso gratuitamente e sem a vitima esboçar qualquer tipo de reação.
06/07/11
Valeu Jorge, vou “updatear” o post e colocar os créditos pra ti… valeu irmão!
05/07/11
tl;dr
Por min maioridade penal era aos 0 anos, quando saísse do útero.
Alguém me dê 1 (um) motivo pra moleque não assumir seus crimes, independente da idade.
Alguém já viu algum projeto de marginal, ir pra algum tipo de reformatório e sair de lá um homem de bem? (só em filmes de hollywood!)
Se um piá de 6 anos, matou o filho do vizinho com a ama do pai enquanto brincava, sinto muito, é homicídio culposo e fim de papo.
05/07/11
Sou a favor da diminuição da maioridade penal, desde que seja aplicada com bom senso, crimes devem ser punidos com as regras que a circundam, quer tenha a pessoa mais de 18 anos ou não!! Aqui devia ser igual nos EUA que quando é provado a estabilidade psicológica do réu para cometer o crime que está sendo julgado e quando é provado que ele fez o certo crime de propósito ele pode ser julgado como adulto…
05/07/11
Entao…o post do autor tá excelente tals, mas infelizmente esse país é 1 CÚ …onde tratam os bandidos como celebridade , essa merda de direitos humanos ..Onde está o direito das vitimas?
Tá 1 inferno esse país ..ñ posso fala pelos outros paises , pq é aqui q moro, e é aqui q deveriam aplicar leis mais severas..fdc q tem 9 /10/11 anos ..fez a merda consiente tem q pagar pelo crime sim!!
Eu tava vendo o noticiario da Record com aquelas duas tonta q apresentam ..e passo q na Bolivia os guardas surram os presos com pauladas msm..dexam o cara pelado e desc o kct ..ok!! Ae essas 2 ae : Ai Ui QUE COVARDIA , ONDE ESTA OS DIREITOS HUMANOS , inclusive tinha brasilero passando pelo msm problema.
Pow o cara faz coisa errada não tem q passar a mao na cabeça .., BIXO DO INFERNO não estão nem ae c tu tais com medo ou n., desce fogo em tdo mundo, causando panico , traumas ..porra sabe!!!E a sociedade deveria trata-los com o mesmo descaso.
Queria ver c fosse com elas c elas iriam acariciar o bandido !!!Facil falar qdo n é com a gnt!!! Eu ate agora sinceramente n entendo o pq de td isso..pq ate agora n mudam essa porcaria de lei!!!?
Esse país só incentiva a coisas ruins, n pensa no seu povo , na sua gnt!!, aqui nessa porcaria só rula bandidagem..trafico, prostituiçao..e afins…”(
É mto triste !!! “(
05/07/11
Não so a maioridade mas muitas coisa deveriam mudar no codigo penal.Não deveria ter uma idade minima para se pagar por um crime ,se cometeu indiferente de sua idade tem que pagar.Alem do mais se matou então tem que morrer.Se o criminoso se acha no direito de tirar a vida de alguem então lhe tire a dele.Como eu disse muita coisa deve mudar,esse codigo penal deveria ser todo refeito.
05/07/11
É o seguinte, se vc pegar uma criança de 5 anos e colocar na frente dela um pote de MERDA e um pote de chocolate, tenho certeza de q ela nao vai por a mão no pote de MERDA, então aqui deveria ser igual a alguns estados nos EUA, fez bosta com 5 anos de idade, vai pra cadeia como gente grande, la dentro aprende a pensar 2x antes de fazer de novo. No Brasil o que falta é a PUNIÇÃO, oq reina é a IMPUNIDADE, qualquer safado de merda manda e desmanda na policia hj em dia, eles nao estão nem ai pra prisao, sabem q vao voltar e piores do que eram..
” Brasil um país de TOLOS”
05/07/11
Eu sou a favor da câmara de gás p esse fdp.
05/07/11
olha adorei seu post, e concordo com cada palavra, e acredito que se mais pessoas como vc se manisfestarem a respeito haverá uma mudança, penso que até mesmo uma criança entende bem o que é certo e o que é errado, caso contrário gostariam das pessoas que lhe tratam mal e não aceitariam uma pessoa que lhe trata bem, sendo assim acredito que sabem distinguir perfeitamente o certo do que é errado, o que é bem e o que mal; Não pode-se esquecer que não punindo um menor pelo seu crime seja ele qual for, vc estará construindo um maior para o amanha que fará a mesma coisa e que dirá para quem quiser ouvir o que diariamente ouvimos na tv, eles dizem com a maior frieza após cometerem um crime que não teem medo da cadeia, e mais que não se arrependem do que fizeram, isso porque já se acostumaram com tanta maldade desde menores, assim para eles é somente mais um que se foi. Devemos mudar esta realidade…
05/07/11
galera e o seguinte de tantos crimes visto na tv e em blogs a maioria tem um menor envolvido ou seja o menor penal e a ama do crime nas favelas os traficantes os usam na idade acontece o mesmo tenho 15 anos e confesso que ja fui convidado pra cometer crimes como por exemplos assaltos e furtos quando tava andando com um galera ai eu quardava drogas essas paradas pra eles pq ? se a policia pega n da em nd emtao minha posisao e a seguinte jovens de 14, 15 anos ja saem de noite vai em festa frequentam boates e bebem como de fossem adultos (quaro que e ilegal) mais se fazem isso pq n podem respomder como um adulto ou o governo bota o toque de recolher que causa tamto med em jovens como eu kkk quando surgiu o boato de que o governo da dilma viria com toque muito colegas votaram contra e esses muitos a maioria era malandro e pivets
05/07/11
acbo de ler todos os outros comentarios e tenho mais a falar
sou de uma familia classe meida alta na familia a muitos advogados e como sempre converso com meus tios estou por dentro de todos os papos numa com versa um tio meu falava para outro
(ambos advogados) era com versa longa entao so vou passar a parte expecifica emquanto um advogado aki fika riko facilmente la nos EUA e complicado pq ? la a lei e implacavel emquanto aki tem muitos furos la ja ta praticamente prescrito o que vai acontecer emquanto aki o advogado comsegue enrolar a justiça a ponto do caso ser encerrado sem o reu ser punido
o texto acima deve ta muito mal escrito pois sou um pessimo escritor tanto no ortografia quanto pra redgir mas e o que rola nos papo ele se refere a um comentario em que o comentaris diz que a lei aki tem furos e so comfirma oque ja foi dito ainda mais quando se trata de menor infrator
06/07/11
……..CADEIA NÃO É O LUGAR CERTO PARA BANDIDOS!!!
Tenho uma ideia para esse tipo de gente se regenerar.
É só com trabalho pesado e escravo, toda prefeitura com dificuldades
financeiras,deveria colocar os presos para fazer trabalhos braçais
como arrumar buracos em estradas e rodovias, construção
de edifícios públicos como, escolas, creches,hospitais, postos de saúde etc…cada 10 dias trabalhados reduziria 1 dia da pena.
A unica coisa que vagabundos tem medo é de trabalhar.
SÓ COM TRABALHO ESCRAVO PARA ESSA, CORJA NÃO TER TEMPO PARA MAQUINAR COMO ROUBAR ESTUPRAR E MATAR SUA FAMÍLIA
07/07/11
bandido bom é bandido morto. excluso em caso de acidentes ou claro disturbio mental, acredito que independente da idade, o adolescente, ou pré adolescente, ou até mesmo crianças, tem consciência dos seus atos, e deveriam pagar por eles de forma eficaz, e caso haja possibilidade de regeneração e reintegração à sociedade como pessoa de bem, que isso seja feito com o acompanhamento certo, e se não houver recuperação, pena de morte, pq eu não to afim de sustentar vida boa de vagabundo na cadeia.
07/07/11
Há uma enorme contradição por parte dos poderes competentes em relação a esse caso.
Alguém aí também percebeu? Com que idade um cidadão pode começar a votar? Isso mesmo, com 16. Mesmo que até os 18 de forma voluntária, mas pode. Oras, se uma pessoa tem o aval de votar e poder escolher os seus governantes (o que requer um mínimo de dissernimento, maturidade intelectual), por que essa pessoa não pode pagar por um crime? Pois presume-se que, através do poder de voto, uma pessoa com 16 anos ou mais já tem a capacidade de diferenciar o certo do errado, e arcar com as consequencias.
09/07/11
Valeu, obrigado pelos créditos. Sou fâ do blog a muito tempo e agora fiz parte de um post, rsrs
Queria agradecer, meu pai, minha mãe.. heheheh…
09/07/11
É isso aí, irmão. como eu sempre digo, vocês que fazem o site, nós somos somente os editores!
12/07/11
Pra mim, tem que ser apartir dos 16 (se com essa idade já se pode votar, escolher alguém pra ser eleita a presidente), se caso o criminosinho for mais novo, tem que ficar em casa para menores, tipo uma convento algo assim. Se uma criança (homem no caso) de 10 anos ejacula e engravida, tem que ser responsável pelos seus atos.
13/07/11
essa maioridade penal é simplesmente RIDÍCULA.
Se o mlk é muito macho pra invadir sua casa, enfiar uma arma na sua cabeça ou te roubar ele TEM que ser muito macho pra assumir tudo o que fez e passar uns bons anos na cadeia. Se já tá fazendo merda com 14 anos, imaginem com 25 o que ele não vai fazer se só tiver recebido carinho na cabeça toda vez que fez alguma merda?
Tem que apodrecer na cadeia sim!
13/07/11
Minha mãe trabalhou um bom tempo como escrevente em audiências da infância e juventude. E o que ela sempre viu foi o muleque que aterrorizou uma vítima, chorar na frente do juíz dizendo que estava arrependido e que não faria mais. Passava 2 meses tava lá o muleque de novo sendo julgado por outro crime.
14/07/11
Até 18 anos a pessoa que faz merda não entende, mas com 16 já pode escolher quem vai governar o país, puta merda. Esse é o “nosso” brasil.
11/09/11
Li uma pesquisa dizendo que até os 7 anos de idade o perfil ou caráter de um indivíduo já é formado,obviamente que isso depende de questões externas,como :convivo social,criação e etc…
Se aqui eu vi crianças de 11 anos já classificados como “serial killers” e levando em conta que a justiça brasileira não vale lá grande coisa e que quem paga por essa mer…cadoria,somos nós,cidadão de bem!
Gostaria que voltasse a pena de morte e que cada um seja julgado pelo crime que cometeu,independente de criança ou não,porque o sistema não recupera ninguém e nosso dinheiro não é pra ser usado para sustentar fdps que matam minha ou sua família,roubam e essas porcarias afora…também não tô afim de pagar SPA pra desgraçados ficarem gastando nas minhas custas num regime de prisão perpétua.Então,se matou,roubou ou o kára..o que vá chorar no colo do capeta!
04/12/11
PRA MIM DEVIA COMEÇAR AOS 10 ANOS ,NOS EUS AQUELE MULEKE QUE MATOU A MAE E OS IRMAOZINHOS TINHA 11 SE TEM CAPACIDADE DE MATAR ALGUEM TEM QUE TER CAPACIDADE DE FICA PRESO!!!